BPO Financeiro x Contabilidade: Qual a diferença?

BPO Financeiro x Contabilidade: Qual a diferença?

Compartilhe nas redes!

Você sabe qual é a diferença entre BPO financeiro e contabilidade, e porque é cada vez maior o número de empresas que optam pela contratação dos dois serviços?

Neste artigo, o Manda pro Financeiro, vai ajudar você a entender melhor os conceitos e detalhar o escopo de serviços que cada solução pode oferecer.

É hora de entender na prática como a contabilidade e o BPO podem contribuir para a sua empresa. Para isso, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é BPO Financeiro

BPO vem da sigla Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos dos Negócios. Sendo assim, quando falamos de BPO financeiro, estamos nos referindo a uma solução voltada para a terceirização de tarefas ligadas à gestão financeira empresarial, o que inclui:

  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Realização de conciliações bancárias;
  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Emissão de relatórios importantes;
  • Dentre outros itens ligados à gestão financeira.

As empresas de modo geral, estão percebendo o quanto é importante e benéfico para os seus negócios, manter o foco em suas atividades finalísticas.

Por isso, se antes apenas alguns serviços pontuais como o marketing ou a contabilidade eram terceirizados, hoje, outras áreas dos negócios estão aderindo ao processo de terceirização, dentre elas, o financeiro.

Os empresários de modo geral, estão percebendo, que ao invés de manter funcionários internamente para agendar pagamentos, gerar notas fiscais e boletos, pode custar muito menos, contar com profissionais terceirizados para desenvolver esse tipo de tarefa.

O que é contabilidade

Segundo a literatura, a contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos patrimoniais que afetam uma organização.

No entanto, como todos nós sabemos, na prática, os escritórios de contabilidade vão muito além e assumem uma série de responsabilidades, contribuindo de forma direta para que as empresas cumpram todas as suas obrigações e se mantenham em dia com o fisco.

Dentre as atribuições dos escritórios contábeis, podemos destacar:

  • Abertura e legalização de empresas;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil e DRE;
  • Controle de certidões negativas de débitos;
  • Registro de admissão e desligamento de funcionários.
  • Registro do afastamento de funcionários;
  • Dentre outros itens importantes.

Diante de todas as atribuições listadas, não restam dúvidas, a contabilidade é fundamental para as empresas, e talvez, por isso, seja obrigatória, conforme determina o Código Civil.

“Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

BPO Financeiro x Contabilidade: entenda a diferença

Após conferir o conceito detalhado de BPO financeiro e contabilidade, fica muito mais fácil entender quais são as atribuições e o limite de cada solução, não é mesmo?

Como foi possível observar nos tópicos anteriores, enquanto a contabilidade está voltada para tarefas ligadas à gestão contábil, fiscal e de folha de pagamento, o BPO financeiro cuida da gestão financeira dos negócios.

São atribuições diferentes, mas que em ambos os casos, são muito importantes para a organização e o sucesso de uma empresa. É justamente por isso que é cada vez maior o número de empresas que contam com os dois serviços.

  • Contabilidade: Para cuidar de obrigações fiscais, contábeis e de folha de pagamento.
  • BPO Financeiro: Para cuidar das contas a pagar e a receber, gestão de cobranças e emissão de relatórios financeiros.

Quais os benefícios do BPO financeiro?

Se você possui uma empresa, certamente já possui uma contabilidade para zelar pelas obrigações fiscais, contábeis e de folha de pagamento do seu negócio, mas e quanto a organização financeira, ela está do jeito que você gostaria?

Conheça alguns dos benefícios que um BPO financeiro pode oferecer:

  • Melhoria da gestão financeira: As empresas de BPO financeiro contam com profissionais capacitados, tecnologia e recursos avançados para oferecer maior eficiência e precisão nas tarefas de gestão financeira.
  • Redução de custos: A terceirização financeira pode ajudar as empresas a reduzir custos e economizar dinheiro ao evitar a necessidade de contratar, treinar e manter funcionários especializados em finanças.
  • Melhoria na tomada de decisões: O BPO financeiro permite que as empresas obtenham relatórios, indicadores e informações financeiras precisas, o que é importante para tomar decisões financeiras assertivas e no tempo certo.
  • Redução de erros e risco financeiro: As empresas de terceirização financeira possuem processos rigorosos de controle de qualidade e auditoria interna para garantir a precisão de seus serviços e reduzir riscos.
  • Foco no core business: O BPO financeiro permite que as empresas se libertem de tarefas repetitivas do setor financeiro e concentrem seus esforços em atividades que podem gerar retorno efetivo para os seus negócios.
  • Possibilidade de escalabilidade: O BPO é uma solução escalável e adaptável ao crescimento das empresas e a demanda de tarefas solicitadas por cada negócio.

Concentre esforços e recursos no que realmente importa para a sua empresa, que é vender e fechar negócios, e, enquanto isso, procure terceirizar atividades meio como contabilidade e financeiro para especialistas.

BPO Financeiro x Contabilidade: minha empresa precisa dos dois?

De acordo com a legislação em vigor, a contabilidade é obrigatória, ou seja, toda e qualquer empresa precisa manter a contabilidade em dia para ficar em dia com o fisco.

Por sua vez, a contratação de um BPO financeiro é opcional, ou seja, cabe ao empresário, após conhecer todos os benefícios que esse tipo de solução pode oferecer, optar ou não pela sua contratação.

No entanto, empresas que contam com especialistas para cuidar tanto do financeiro, quanto da contabilidade, tendem a obter resultados melhores ao longo do tempo.

Deseja saber mais sobre o BPO financeiro e entender quais são os benefícios que o Manda pro Financeiro pode oferecer para a sua empresa?

Clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.

Somos uma empresa, do grupo São Lucas Contabilidade. Você pode confiar!

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Vale a pena contratar uma empresa de terceirização financeira? Esse…
Cresta Posts Box by CP