Como controlar as vendas no cartão de crédito e ter certeza de que a sua empresa está recebendo todos os repasses que devem ser realizados pela operadora?
Esse é um assunto que merece atenção especial por parte dos empresários e gestores que não abrem mão de manter as contas dos seus negócios em dia. Sabendo disso, o Manda pro Financeiro, sua assessoria especializada em gestão financeira empresarial decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.
Para saber mais, organizar a gestão dos recebimentos via cartão e evitar prejuízos, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Porque é importante controlar as vendas no cartão de crédito?
Controlar as vendas no cartão de crédito é importante para que você consiga ter uma previsibilidade das receitas que vão entrar no caixa da empresa e não fique no prejuízo em função de algum repasse efetuado em valor menor que o esperado.
Por sinal, você sabe qual é o montante total que a operadora da sua máquina de cartões precisa repassar para a sua empresa neste mês?
Esse tipo de métrica é fundamental para garantir a organização financeira dos negócios, e ter a certeza de que todos os valores correspondentes às vendas realizadas estão sendo repassados.
Sabendo disso, não abra mão de acompanhar e controlar de perto todas as operações de venda realizadas no cartão e os valores que a sua empresa tem direito a receber.
Dicas para controlar as vendas no cartão de crédito
Para ajudar você a controlar de forma efetiva as vendas no cartão de crédito, o nosso time de especialistas separou algumas dicas importantes.
Confira com atenção cada tópico que será apresentado, implemente melhorias nos seus processos de gestão e garanta a organização financeira que a sua empresa precisa para crescer.
1.Conheça as taxas cobradas pela sua maquininha
Quando o objetivo é controlar as vendas no cartão de crédito, a primeira coisa que você precisa levar em consideração, é que existe uma diferença entre o valor da venda e o que será efetivamente repassado pela operadora.
Considerando, por exemplo, uma venda no crédito à vista no valor de R$ 100,00 e uma taxa de 3,19% cobrada pela operadora, a empresa teria direito a receber R$ 96,81.
Além disso, quando as vendas são realizadas no crédito parcelado, a taxa cobrada pela operadora costuma ser maior que a cobrada sob as vendas à vista.
Considerar este ponto é importante para que a sua empresa não acabe tendo prejuízo ao realizar vendas no cartão. Na prática, todas as taxas precisam ser incluídas no preço de venda do produto.
Portanto, faça contato com a operadora da sua maquininha e se informe quanto às taxas cobradas nas vendas via cartão de crédito.
2.Verifique o prazo para realização dos repasses
Controlar as vendas no cartão de crédito também envolve a gestão sobre o prazo de repasse das transações.
Em alguns casos, os repasses podem ser feitos logo no dia seguinte, enquanto em outros o prazo para que o dinheiro entre na conta da sua empresa pode ser maior, variando de 14 a 30 dias.
Sendo assim, tão importante, quanto ter controle sobre as taxas sobre cada operação, é ter conhecimento sobre o prazo para receber os repasses. Sem esse tipo de informação, você pode colocar o fluxo de caixa da sua empresa em risco e desequilíbrio.
3.Guarde os comprovantes das vendas no cartão
Sempre que você realiza uma venda no cartão, a maquininha emite um comprovante com informações, como data, hora e o valor da operação.
Além de servir como instrumento de conferência, este é um documento que comprova a efetivação da transação e o direito adquirido de receber o respectivo repasse.
Portanto, até que o valor da venda seja transferido pela operadora, é recomendável manter este recibo arquivado em um local seguro.
4.Utilize uma plataforma para controle das vendas no cartão
Para facilitar a gestão e conferência das vendas no cartão de crédito, evitando que você perca muito tempo com esse tipo de tarefa, o ideal é contar com uma plataforma que lhe auxilie e automatize este processo.
Na pior das hipóteses, você pode utilizar uma planilha de Excel, mas de forma alguma deve assumir o risco de ficar sem qualquer tipo de controle.
Aqui neste ponto, vale destacar que existem diversas plataformas de gestão financeira que permitem que você controle todas as suas vendas no cartão com facilidade, fornecendo até mesmo, o resultado do valor a receber após os descontos da operadora.
5.Terceirize a gestão financeira da sua empresa
Controlar as vendas no cartão de crédito é apenas uma das tarefas relacionadas a administração e gestão financeira dos negócios. Por isso, nós sabemos que na maioria das vezes não sobra o tempo que você precisa para administrar as finanças do negócio, não é mesmo?
Como uma solução para esse tipo de problema, você pode terceirizar a gestão financeira da sua empresa para um time de especialistas que assumirá a responsabilidade por diversas tarefas, dentre elas:
- Gestão de Contas a Pagar
- Gestão de Contas a Receber
- Conciliação Bancária
- Relatório de Fluxo de Caixa
- Agendamento Bancário
- Emissão/Envio de NFSe e Boletos Bancários
Você pode alocar o tempo que investiria no controle do seu contas a receber em outras tarefas capazes de gerar retorno para a sua empresa, como reuniões de vendas ou a elaboração de planejamentos, por exemplo.
Enquanto isso, deixe que a parte operacional da gestão financeira da sua empresa fique com o time de especialistas do Manda pro Financeiro.
Com o apoio de profissionais que entendem do assunto, controlar as vendas no cartão de crédito e outras tarefas relacionadas ao departamento financeiro da sua empresa, se tornam mais fáceis e não consomem o seu tempo.
Conheça o Manda pro Financeiro
Temos um especialista à disposição para ajudar você e esclarecer todas as suas dúvidas. Para saber mais, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco, agora mesmo!
Somos uma empresa do Grupo São Lucas, uma organização que, há mais de 20 anos, ajuda empresários e empreendedores de todas as partes do país.