Como tirar sua empresa do vermelho

como-tirar-sua-empresa-do-vermelho

Compartilhe nas redes!

Tirar sua empresa do vermelho pode ser um grande desafio, mas com algumas dicas e estratégias você vai alcançar esse importante objetivo.

Para ajudar você nessa missão, o Manda pro Financeiro, sua assessoria especializada em gestão financeira empresarial separou algumas ações que você pode colocar em prática para começar a trilhar o caminho necessário para tirar sua empresa do vermelho.

Sendo assim, reserve alguns minutos para leitura deste conteúdo e veja o que o nosso time de especialistas separou para você.

1.Separe finanças pessoais e empresariais

Para tirar sua empresa do vermelho, você precisa começar a organizar as coisas e colocar a cada em ordem.

Partindo deste princípio, precisamos alertar que se você ainda mistura suas finanças pessoais com as finanças da empresa, é hora de abolir essa prática.

Não utilize a conta bancária ou o caixa da empresa para cobrir suas despesas pessoais, pois desta forma além de impactar na contabilidade, será muito difícil obter relatórios e indicadores financeiros precisos sobre a sua empresa.

Todas as suas despesas pessoais devem ser quitadas com o seu pró-labore e distribuições de lucros depositadas pela empresa na sua conta pessoa física, e não com o saldo da conta PJ dos seus negócios.

2.Acompanhe o fluxo de caixa da empresa

Para evitar a tomada de decisões equivocadas ou acabar assumindo despesas para as quais a sua empresa não possui capacidade de pagamento, acompanhe de perto a evolução do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é um controle analítico que registra e demonstra todas as movimentações relacionadas a entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.

Controlar adequadamente a movimentação do fluxo de caixa é fundamental, seja para fazer tomar boas decisões ou mesmo, para garantir que haverá recursos para quitar todas as despesas na data de vencimento.

3.Negocie com credores e reduza o endividamento

Para tirar sua empresa do vermelho, outra dica importante é a definição de ações e estratégias para redução do endividamento, evitando o acúmulo de juros.

Comece a negociar com fornecedores e credores em geral, parcele suas dívidas e sempre que possível, priorize o pagamento daquelas que contam com maior taxa de juros.

A depender do caso, você pode negociar inclusive com o fisco, evitando que a sua empresa sofra consequências como a inclusão na dívida ativa ou a suspensão do CNPJ. Empresas do Simples Nacional, por exemplo, podem parcelar guias em aberto em até 60 prestações.

4.Analise despesas para cortar o que não for essencial

Se o seu objetivo é tirar sua empresa do vermelho, faça um levantamento com a ajuda de uma planilha ou software de gestão financeira, e liste todas as despesas do negócio.

Na sequência, veja quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas para equilibrar as finanças, e realocar recursos para o pagamento das dívidas em aberto.

Leve em consideração que a gestão financeira é uma balança de dois lados, onde em uma ponta temos as despesas e em outra as receitas. Partindo deste princípio, só existem dois caminhos para colocar as finanças em ordem:

  • Aumentar receitas;
  • Reduzir e eliminar despesas.

5.Acompanhe os indicadores financeiros da empresa

Para tirar sua empresa do vermelho e não retornar para esse estágio, crie o hábito de acompanhar relatórios e indicadores.

Dentre os principais indicadores utilizados na gestão financeira empresarial, podemos destacar:

  • Margem Bruta;
  • Margem EBITDA;
  • Margem Líquida;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE);
  • Ticket Médio;
  • Faturamento;
  • Lucro Líquido;
  • Liquidez Corrente.

6.Desenvolva ações para aumentar suas vendas

Se você já cortou todas as despesas possíveis, negociou com credores, mas ainda não conseguiu tirar sua empresa do vermelho, desenvolver ações para aumentar as vendas pode ser uma boa alternativa.

Crie promoções, programas de fidelidade e ações que além de trazer mais clientes para a sua empresa, consigam elevar o ticket médio, fazendo com que os clientes comprem mais ou contratem mais serviços.

Não tenha dúvidas, quando não há mais espaço para reduzir despesas, aumentar o volume de receitas será sua última saída.

7.Combata altos níveis de inadimplência

A depender do seu tipo de negócio, um dos fatores que podem ter contribuído para a entrada da sua empresa no vermelho, reside em um índice elevado de inadimplência por parte dos clientes.

Para resolver ou amenizar este problema, considere as seguintes dicas:

  • Ofereça múltiplas formas de pagamento aos clientes;
  • Faça contatos ativos e proponha acordos para quitação de débitos;
  • Ofereça benefícios para quem paga em dia;
  • Estabeleça procedimentos bem definidos de cobrança;
  • Construa um bom relacionamento com os clientes.

Como ferramenta de prevenção, uma dica muito interessante para quem recebe mensalidades e pagamentos recorrentes, é realizar a cobrança de forma automática no cartão de crédito dos clientes.

Já existem diversos softwares e soluções no mercado que permitem a utilização deste tipo de cobrança.

8.Invista na gestão do negócio e faça parcerias estratégicas

Por fim, você pode tirar a sua empresa do vermelho ao adotar melhores práticas de gestão e firmar parcerias estratégicas, como por exemplo, contar com o apoio de especialistas.

Com a ajuda do Manda pro Financeiro, por exemplo, você terceiriza as tarefas financeiras, otimiza o seu tempo e mantém total controle sobre suas contas.

Iremos controlar cada centavo que entra e que sai, prestar informações que indiquem o caminho do crescimento e ajudar a sua empresa a lucrar mais!

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Especialista em finanças à disposição;
  • Treinamento e implantação dos processos;
  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Relatório de fluxo de caixa;
  • Agendamento bancário;
  • Emissão e envio de notas fiscais e boletos bancários.

Para saber mais e descobrir como podemos ajudar você a tirar sua empresa do vermelho e transformar o seu empreendimento em um negócio lucrativo, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
BPO, consultoria e assessoria financeira são termos amplamente utilizados, mas…
Cresta Posts Box by CP