Você sabe quais são os principais indicadores financeiros para empresas e como eles podem ajudar você a tomar decisões melhores em favor dos seus negócios?
É grande o número de empresas que enfrentam problemas e dificuldades financeiras, que, por sua vez, poderiam ser evitadas, com a utilização das ferramentas certas para análise e acompanhamento dos negócios.
Sabendo da importância do tema, e para ajudar você, o Manda pro Financeiro selecionou e vai apresentar na sequência deste conteúdo, os principais indicadores financeiros que um empresário precisa acompanhar.
1.Margem Bruta
A margem bruta é um indicador que mede o lucro bruto de um negócio, ou seja, o lucro que leva em consideração apenas as receitas dos negócios e o custo das mercadorias vendidas (CMV), desconsiderando outras despesas fixas e variáveis do negócio.
A fórmula utilizada para calcular a margem bruta é a seguinte:
Margem Bruta = (Lucro Bruto / Faturamento) * 100
Para encontrar o lucro bruto utilizado na fórmula, subtraia do faturamento o custo das mercadorias vendidas pela sua empresa.
Ex:
Preço de Venda do Produto: 100,00
Custo da Mercadoria Vendida: R$ 50,00
Lucro Bruto: R$ 100,00 – R$ 50,00 = R$ 50,00
Margem Bruta: (R$ 50,00 / R$ 100,00) * 100 = 50%
2.Margem EBITDA
A margem EBITDA é um indicador de rentabilidade, que tem como objetivo descobrir a eficiência da empresa com base nos seus resultados operacionais.
EBITDA vem de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, é o valor do Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
A fórmula para cálculo da margem EBITDA é a seguinte:
Margem EBITDA = (EBITDA/ Faturamento) * 100
Na prática, quanto maior o índice, maior é a rentabilidade da empresa e sua eficiência em gerar resultados.
3.Margem Líquida
A margem líquida segue a mesma lógica da margem bruta, no entanto, considera todas as despesas fixas e variáveis da empresa para chegar a uma margem de lucro real e precisa.
A fórmula utilizada para o cálculo da margem líquida é a seguinte:
Margem Líquida = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100
Para efeitos de cálculo, primeiro calcula-se o lucro líquido da empresa, ou seja (Receitas – Todas as Despesas), em seguida, é feita a divisão do lucro líquido pela receita, multiplicando o resultado por 100 para encontrar a margem desejada.
4.Ponto de Equilíbrio
O ponto de equilíbrio é utilizado para determinar o momento exato onde o faturamento se torna capaz de cobrir todos os custos e despesas fixas do negócio, deixando a empresa no popular zero a zero, sem lucros, mas também, sem prejuízos.
Para descobrir quanto é preciso faturar para chegar no ponto de equilíbrio, as empresas devem utilizar a seguinte fórmula:
Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual
5.Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
O ROE (Return on Equity) ou Retorno sobre Patrimônio Líquido em tradução literal, é um indicador que consegue demonstrar o quanta riqueza uma empresa consegue gerar a partir do seu próprio patrimônio.
O cálculo em questão normalmente é baseado em períodos de 12 meses, e a fórmula utilizada é a seguinte:
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) * 100
6.Ticket Médio
O ticket médio é um indicador que mede o valor médio que cada cliente gasta adquirindo produtos ou serviços da empresa, e dentre outras coisas, nos permite conhecer melhor o perfil do público consumidor.
Se o ticket médio é alto, isso pode indicar que o público atendido pela empresa possui maior poder aquisitivo, enquanto um ticket baixo pode indicar o contrário.
Este indicador também pode ser empregado para que seja possível definir estratégias para induzir cada cliente a comprar mais, elevando o patamar do ticket médio e o faturamento da empresa.
A fórmula utilizada para cálculo do ticket médio é a seguinte:
Ticket médio = faturamento total / número de vendas
7.Faturamento
O faturamento é um dos indicadores mais básicos, mas também o mais um dos mais importantes para toda e qualquer empresa, afinal, ele nos permite identificar quanto que a empresa registrou em receitas dentro do período em análise.
Na prática, quanto maior o volume de faturamento de um negócio melhor, mas essa afirmação só será realmente válida se as despesas forem menores que o faturado, resultando em lucro líquido.
8.Lucro Líquido
Por falar em lucro líquido, este é outro indicador muito importante, afinal de nada adianta um faturamento astronômico, se as despesas da empresa são gigantescas e a conta não fecha no final do mês.
Toda empresa saudável precisa lucrar e gerar retorno, seja para reinvestimentos no seu próprio crescimento, seja para distribuição aos sócios e proprietários.
A fórmula para cálculo do lucro líquido é muito simples:
Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais
9.Liquidez Corrente
O indicador de liquidez corrente nos ajuda a entender se a empresa em análise é capaz de arcar com todas as suas obrigações de curto prazo.
Para chegar ao resultado deste indicador, você precisará de duas métricas que podem ser consultadas no balanço enviado pela contabilidade, sendo elas: ativo circulante e passivo circulante.
Confira a fórmula de cálculo:
Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante
Ao acompanhar a evolução dos indicadores financeiros listados neste conteúdo, você saberá o momento certo para tomar determinadas decisões, como por exemplo, cortar alguns custos.
Com a ajuda dos indicadores, você conhecerá melhor a situação financeira da sua empresa, e poderá trabalhar para tornar o seu negócio cada vez mais lucrativo.
Tenha acesso aos indicadores financeiros da sua empresa
Se você reconhece a importância e gostaria de ter acesso aos indicadores financeiros da sua empresa, mas não sabe por onde começar, o Manda pro Financeiro pode ajudar.
Permita que o nosso time de especialistas organize a gestão financeira da sua empresa, enquanto você mantém o foco em outras atividades importantes para os seus negócios.
Com o apoio dos nossos especialistas, você terá acesso a todos os relatórios e indicadores que a sua empresa precisa, tomará decisões mais assertivas e conseguirá alavancar o crescimento.
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