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ROI: o que é, como funciona e qual a sua importância

ROI: o que é, como funciona e qual a sua importância

O ROI é uma das métricas e indicadores de maior importância na gestão financeira de uma empresa. No entanto, boa parte dos empresários não a acompanham, enquanto uma parcela significativa não sabe sequer como ela funciona.

Em função disso, o Manda pro Financeiro decidiu preparar um conteúdo completo, onde vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo:

Para saber mais sobre o assunto, esclarecer todas as suas dúvidas e otimizar a gestão financeira da sua empresa, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é ROI?

ROI é a sigla para “return on investiment” ou “retorno sobre investimento”, em tradução para o português. Trata-se de uma métrica que nos permite mensurar o valor que uma empresa ganhou ou mesmo perdeu para cada investimento realizado.

Com o acompanhamento desta métrica, os líderes e gestores conseguem identificar quais são os investimentos que geram maior retorno financeiro e precisam ser mantidos, como também, aqueles que não geraram o retorno esperado, e, que, portanto, exigem atenção especial.

Na prática e no final das contas, empresas que monitoram o ROI de perto, se tornam mais competitivas e lucrativas, pois empregam com maior índice de assertividade os recursos financeiros disponíveis.

Como calcular o ROI de uma empresa?

Ao contrário do que muitos pensam, para calcular o ROI o empresário não precisa ser um expert em gestão financeira ou um matemático, basta aplicar uma fórmula simples.

ROI = (Receita – Investimento) / Investimento

Veja através de um exemplo prático, como funciona o cálculo para apuração do ROI:

Imagine que a sua empresa registrou uma receita de R$ 100.000,00 relacionada a um produto ou serviço para o qual foram investidos R$ 40.000,00.

Neste caso, a fórmula ficaria assim:

ROI = (R$ 100.000,00 – R$ 40.000,00) / R$ 40.000,00

ROI = R$ 60.000,00 / R$ 40.000,00

ROI = 1,5

Conclusão: Neste exemplo o retorno sobre o investimento foi de 1,5 ou seja, 150% sobre o valor que foi inicialmente investido, um excelente resultado, não é mesmo?

No entanto, o ROI também pode ser negativo, indicando que a empresa teve na prática um prejuízo com determinado tipo de investimento.

Imagine agora, que a sua empresa registrou uma receita de R$ 90.000,00 relacionada a determinado produto ou serviço para o qual foram investidos R$ 120.000,00.

Neste caso, a fórmula ficaria assim:

ROI = (R$ 90.000,00 – R$ 120.000,00) / R$ 120.000,00

ROI = (R$ – 30.000,00) / R$ 120.000,00

ROI = – 0,25

Conclusão: Neste caso, o retorno sobre o investimento ficou negativo em 25%, ou seja, houve um prejuízo, fator que indica que um novo investimento deste tipo precisa ser melhor avaliado.

Vantagens de utilizar o ROI

Agora que você já sabe o que é ROI, conhece a fórmula e como funciona o seu cálculo, é hora de conferir quais são as principais vantagens de utilizar essa métrica para monitorar os resultados da sua empresa.

Ao calcular o ROI o empresário consegue medir e identificar com clareza, quais são os investimentos, produtos e serviços que geram retornos, e quais são aqueles que não geram o retorno esperado ou entregam prejuízo. Com isso, tudo aquilo que é prejudicial para as finanças da empresa pode ser eliminado.

Na prática, se você vende o produto A, com ROI positivo e o produto B, cujo ROI é negativo, as métricas mostram que seria mais interessante e lucrativo concentrar todos os investimentos no produto A.

Por esses e outros benefícios, se você ainda não acompanha e monitora o ROI da sua empresa, é hora de passar a fazer uso deste importante indicador.

Dicas para melhorar o ROI da sua empresa

Existem muitas alternativas para melhorar o retorno sobre o investimento dos seus negócios, dentre os quais, podemos destacar:

Negociação de preços com fornecedores: Quanto menor o seu investimento para aquisição de determinado produto ou insumo, maior tende a ser o retorno que ele poderá oferecer.

Sabendo disso, sempre que possível, procure negociar preços mais convidativos com seus fornecedores e realizar cotações antes de qualquer compra.

Invista na fidelização dos clientes: Fidelizar clientes é sempre mais barato do que investir em estratégias e ações de marketing e vendas para atrair mais clientes.

Portanto, para reduzir o seu ROI, procure manter todos aqueles que já são clientes satisfeitos e fidelizados.

Reduza e otimize custos operacionais: Outra alternativa para melhorar o retorno financeiro da empresa é investir na melhoria e otimização de processos.

Investir em tecnologia e na terceirização de atividades meio, como a gestão financeira, podem ajudar você a reduzir custos, enxugar a estrutura da sua empresa e aumentar a margem de lucro dos negócios.

Substitua produtos e serviços: Se você oferece produtos e serviços com retorno reduzido, procure trocar por outros que ofereçam melhor retorno.

Na prática, quanto maior o retorno que um produto ou serviço consegue oferecer, melhor para os resultados financeiros, a eficiência e lucratividade da sua empresa.

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