Como investir o lucro da sua empresa

Como Investir O Lucro Da Sua Empresa - Manda pro Financeiro

Compartilhe nas redes!

Você sabe como investir o lucro da sua empresa de forma eficiente e capaz de gerar ainda mais retorno para o negócio?

O lucro é um dos principais sinais que indicam que uma empresa está no caminho certo. No entanto, uma boa parte dos empresários não sabe como reinvestir os lucros para aproveitar o saldo positivo como um acelerador de crescimento dos negócios.

Sabendo disso, o Manda pro Financeiro, seu parceiro especializado em gestão financeira empresarial, separou algumas dicas que vão ajudar você a garantir o melhor destino para os lucros da sua empresa.

Para saber mais e conferir todas as dicas e orientações que o nosso time de especialistas preparou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

1.Fortalecimento do capital de giro

Quando o assunto é como investir o lucro da sua empresa, existem muitas alternativas, dentre elas, o fortalecimento do capital de giro.

De forma bastante objetiva, podemos afirmar que capital de giro é o dinheiro que uma empresa precisa ter em caixa para manter suas atividades em funcionamento.

Apesar da sua importância, poucos são os empresários que se preocupam em fortalecer o capital de giro da empresa, de forma a garantir que os seus negócios não sejam impactados pela primeira instabilidade do mercado ou imprevisto.

Se na sua empresa, você está sempre vendendo o almoço para comprar a janta, há um desequilíbrio financeiro e o fortalecimento do capital de giro é urgente.

Partindo deste princípio, aproveite parte do lucro para fortalecer o giro da empresa e a sua resistência aos momentos difíceis que podem surgir, como uma pandemia, por exemplo.

2.Amortização de financiamentos

Outra solução interessante para investir o lucro da sua empresa de forma assertiva, é utilizar parte do saldo positivo para amortizar, ou seja, pagar antecipadamente empréstimos e financiamentos.

Ao pagar empréstimos e financiamentos antes do vencimento, a sua empresa pode obter um desconto muito significativo, tendo em vista que deixará de pagar boa parte dos juros previstos inicialmente para o contrato.

Sendo assim, se a sua empresa lucrou, mas possui empréstimos e financiamentos com vencimento futuro, consulte o agente financeiro e simule a economia gerada por uma quitação antecipada.

3.Abertura de filiais e expansão dos negócios

Agora, se você deseja investir o lucro da sua empresa no crescimento dos negócios, abrir filiais pode ser uma excelente escolha.

Com a abertura de filiais, em outras regiões da sua cidade, estado ou país, você pode alcançar mais consumidores, conquistar mais clientes, e com isso, aumentar o faturamento, e por consequência, a lucratividade da empresa.

No entanto, antes de sair por aí, abrindo uma ou mais filiais, monte um planejamento completo para cada nova unidade, visando assim, reduzir riscos aos seus negócios.

Um dos pontos que merece atenção, é a escolha estratégica do local de abertura das filiais, de forma que as novas unidades realmente consigam somar.

4.Contratação de novos funcionários

Não restam dúvidas, existem muitas formas de investir o lucro da sua empresa de forma assertiva, e uma delas pode ser na contratação de novos funcionários.

Com mais funcionários trabalhando, a sua empresa pode ser mais produtiva, lucrativa, e além disso, a qualidade do atendimento aos clientes pode melhorar cada vez mais.

Contudo, antes de contratar novos colaboradores, avalie se realmente existe demanda para a expansão da equipe, caso não exista demanda suficiente, é preciso traçar outros tipos de estratégias e captar mais clientes antes de contratar.

Outro ponto importante, é definir os treinamentos e a estruturação de tudo o que for necessário para que os novos colaboradores consigam desenvolver suas atividades de forma produtiva.

5.Reserva de emergência

Se a sua empresa ainda não possui uma reserva de emergência capaz de manter os negócios em pleno funcionamento, sem depender de entradas de receitas pelo período mínimo de 6 meses, construir uma reserva é urgente.

Sendo assim, se a sua empresa possui R$ 100 mil em despesas mensais, ela precisa de no mínimo R$ 600 mil aplicados em uma aplicação segura e de resgate rápido.

Uma sugestão que pode ser interessante é a aplicação dos recursos em títulos CDB de liquidez diária. É possível encontrar opções que pagam 100% da taxa CDI.

Evite correr riscos, sem uma reserva de emergência, a sua empresa pode literalmente quebrar na primeira instabilidade de mercado ou imprevisto que surgir.

6.Melhorias na estrutura da empresa

Quando o assunto é como investir o lucro da sua empresa, uma alternativa que também pode ser interessante é a aplicação de parte dos recursos na melhoria da estrutura do negócio, incluindo os seguintes exemplos:

  • Reformas e ampliações do espaço físico;
  • Aquisição de novo mobiliário e computadores;
  • Ampliação dos canais de atendimento ao cliente;
  • Investimento em softwares que podem otimizar processos;
  • Aquisição de novas máquinas e equipamentos;
  • Dentre outros itens, a depender dos tipos de atividade da empresa.

7.Fortalecimento das ações de marketing

Se você deseja investir o lucro da sua empresa, mas não sabe exatamente por onde começar, uma estratégia interessante consiste em aplicar parte dos recursos em ações de marketing.

A ideia aqui, é criar um efeito cascata onde a empresa lucra, investe em marketing, vende mais, lucra ainda mais, investe ainda mais em ações de marketing, e assim por diante.

Com um bom planejamento, ações coordenadas e as estratégias certas, quanto maior o investimento em marketing, maior tende a ser o volume de vendas da sua empresa.

8.Desenvolvimento de novos produtos e serviços

Por fim, mas não menos relevante, você pode investir o lucro da sua empresa no desenvolvimento de novos produtos e serviços, diferenciando-se assim, da concorrência.

Uma empresa de software, por exemplo, pode destinar parte dos seus lucros para o desenvolvimento e lançamento de novas ferramentas e recursos, que podem lhe ajudar a alcançar novos clientes e até mesmo outros nichos de mercado.

Por sua vez, uma confecção pode investir no desenvolvimento e lançamento de uma nova linha de roupas e peças de vestuário para suas lojas, e assim por diante.

Aplique o lucro da sua empresa de forma assertiva, e se precisar de ajuda na gestão financeira dos negócios, conte conosco!

O Manda pro Financeiro oferece serviços especializados em terceirização financeira para empresas de todos os portes e partes do país.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Controlar as finanças de uma empresa é essencial para garantir…
Cresta Posts Box by CP