Ícone do site Manda pro Financeiro

Como organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa

Como Organizar O Contas A Pagar E A Receber Da Sua Empresa - Manda pro Financeiro

Organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa é fundamental para garantir a lucratividade e o crescimento dos negócios.

No entanto, muitos empreendedores e empresários não sabem quais medidas tomar para organizar as contas ou então, não possuem o tempo necessário para gerenciar as finanças da empresa da forma que precisam.

Neste conteúdo, vamos listar uma série de dicas úteis para ambos os casos, ou seja, para quem possui tempo para cuidar da gestão financeira, mas não sabe por onde começar, e para aqueles que precisam organizar as contas, mas falta tempo.

Para saber mais e organizar de uma vez por todas o contas a pagar e a receber da sua empresa, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é contas a receber?

Para começar, vamos explicar e diferenciar os conceitos de contas a receber e a pagar, para que assim, você não se perca em meio as nomenclaturas típicas da administração financeira empresarial.

No contas a receber, você precisa registrar com detalhes e organização, todos os pagamentos que a sua empresa tem direito a receber com terceiros.

Os lançamentos de contas a receber devem contar com o nome do cliente, valor do título a receber e data de vencimento.

Acompanhe a evolução das contas a receber de perto, e no caso de inadimplência, trace uma estratégia de cobrança para conseguir receber dos devedores.

O que é contas a pagar?

Por sua vez, no contas a pagar, entram e devem ser registrados, todos os compromissos que a empresa possui a pagar, seja no curto médio ou longo prazo, incluindo:

Ao controlar com precisão as contas a pagar, você evita que a sua empresa assuma compromissos que não conseguirá honrar, e além disso, não se esquece da data de vencimento dos compromissos já assumidos, evitando juros e multas.

Dicas para organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa

Agora que você já conheceu os conceitos, é hora de conferir uma série de dicas que podem e vão ajudar você a organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa.

Para colocar as dicas que vamos apresentar em prática, você não precisa ser um especialista no assunto, mas se preferir, pode contar com o Manda pro Financeiro para facilitar a sua vida.

Com o suporte do nosso time, você terceiriza as tarefas financeiras e tem total controle das suas contas, investindo assim, 100% do seu tempo nos seus negócios.

1.Use um sistema para gerenciar o contas a pagar e receber

Para garantir a saúde financeira dos seus negócios, você precisa gerenciar e controlar de perto as contas a pagar e a receber da sua empresa.

Sabendo disso, faça uso de um sistema de gestão financeira empresarial que lhe permita lançar absolutamente todas as suas receitas e despesas.

Existem diversas opções no mercado, desde sistemas instalados no computador (desktop), a soluções online com aplicativos, inclusive para smartphones.

Independente da solução escolhida, o mais importante é que você consiga registrar de forma rápida e fácil, todas as entradas e saídas do caixa e contas bancárias da empresa.

2.Separe as finanças pessoais das empresariais

Quando o objetivo é organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa, outra dica super importante, diz respeito a separação entre finanças pessoais e empresariais.

Se você ainda utiliza a conta bancária da sua empresa para pagar compromissos pessoais ou vice-versa, pare de fazer isso o quanto antes.

Você precisa ter uma conta bancária do tipo PJ e uma conta bancária do tipo pessoa física, e manter as movimentações pessoais e empresariais completamente separadas.

Faça uso do seu pró-labore e possíveis distribuições de lucros para honrar seus compromissos pessoais, evitando fazer qualquer retirada não programada da conta bancária da empresa, seja na forma de saque ou para o pagamento de contas.

3.Controle o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa é um tipo de controle que permite a organização e o acompanhamento em ordem cronológica de todos os recursos financeiros que entram e saem da empresa.

Por mais que muitos empresários e empreendedores acabem o deixando de lado, o fluxo de caixa pode oferecer muitos benefícios, dentre eles:

Após conhecer os benefícios, se você ainda não possui um controle de fluxo de caixa, procure implementar essa ferramenta o quanto antes.

4.Acompanhe relatórios e indicadores financeiros

Se o seu objetivo realmente é o de organizar o contas a pagar e a receber da sua empresa, você precisa passar a acompanhar de perto os relatórios e indicadores financeiros do negócio.

Dentre os relatórios e indicadores que você não pode abrir mão para uma boa gestão financeira, podemos destacar:

5.Contrate os serviços de um BPO Financeiro

Por fim, se você não possui tempo ou por qualquer outro motivo não consegue colocar em prática a gestão financeira dos seus negócios, contrate os serviços de um BPO Financeiro.

Na terceirização financeira, as empresas contratam serviços especializados em gestão financeira empresarial e delegam a estes, uma série de rotinas importantes, incluindo:

Com a decisão de contratar esse tipo de serviço, as empresas podem aproveitar muitos benefícios, dentre eles:

Deseja saber mais e conhecer os nossos serviços? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile