Tentando salvar sua empresa das dívidas? Você sabia que de acordo com dados do IBGE, 6 em cada 10 empresas abertas no Brasil encerram suas atividades em até 5 anos?
Esse tipo de estatística é assustador. Mas, o que deveria chamar mais atenção, é que na maioria dos casos, a falência poderia ser evitada por melhores práticas de gestão.
Muitos empresários encontram dificuldades na hora de administrar áreas importantes dos seus negócios, dentre elas, o financeiro, e com isso, quando percebem, o negócio já está em uma situação muito difícil.
Foi pensando nisso, e reconhecendo a realidade do mercado brasileiro, que a Manda pro Financeiro decidiu separar uma série de dicas que podem ajudar você a salvar sua empresa das dívidas.
Se a sua empresa chegou a uma situação financeira complexa, onde você não encontra saídas, e já está cogitando encerrar as atividades, saiba que esse artigo foi idealizado para você. Não deixe de conferir!
Índice
Toggle1.Faça uma avaliação completa da situação financeira
O primeiro passo para reverter o cenário e salvar sua empresa das dívidas é fazer um levantamento e uma análise completa da atual situação financeira do negócio.
Com o apoio de um sistema de gestão financeira empresarial ou mesmo, uma planilha do Excel, faça um levantamento de todos os custos e despesas do seu negócio, bem como, de todas as receitas.
Com esse levantamento em mãos, você terá um diagnóstico da situação financeira atual, e provavelmente, um resultado onde existem mais despesas do que receitas dentro de cada mês.
Após diagnosticar e compreender com mais detalhes a situação da sua empresa, será necessário tomar medidas corretivas, algumas delas duras, mas necessárias para que seja possível contornar a situação.
2.Faça um corte de custos para salvar sua empresa das dívidas
A gestão financeira é uma ciência muito mais simples do que a maior parte das pessoas acredita. Na verdade, ela funciona como uma balança de dois lados, onde em uma das extremidades temos as receitas e na outra as despesas.
O segredo para chegar ao sucesso é fazer com que o lado das receitas seja mais pesado do que o das despesas. Pode parecer simples, e até mesmo algo óbvio. No entanto, por diferentes fatores, muitos empresários não conseguem colocar isso em prática.
Sabendo desse princípio básico e para que seja possível alcançar esse objetivo, a primeira coisa que você precisa fazer é listar todas as despesas da sua empresa.
Faça uma lista detalhada com absolutamente todas as despesas mensais do negócio, por menor que elas pareçam. Logo após, identifique onde é possível reduzir ou eliminar custos.
Corte integralmente tudo o que não for essencial, e tente reduzir, aquilo que não pode ser eliminado, desde que tais ações não prejudiquem o bom funcionamento da empresa.
Em alguns casos, você precisará fazer cortes dolorosos, como por exemplo, desligar funcionários ou reduzir drasticamente o seu pró-labore. Procure levar em consideração que essa é uma medida temporária, ou seja, um remédio amargo, mas necessário para salvar sua empresa das dívidas.
3.Encontre novas fontes de receita para salvar sua empresa das dívidas
Como explicamos no tópico anterior, a gestão financeira é como uma balança de dois lados. Sendo assim, encontrar novas fontes de receita é outra ação que pode salvar sua empresa das dívidas.
Você precisa usar toda a sua criatividade para encontrar formas de faturar e vender mais para tirar a sua empresa do vermelho. Faça literalmente tudo o que estiver ao seu alcance, e se necessário, atue no dia a dia comercial da sua empresa.
No entanto, procure levar em consideração que não basta vender de qualquer jeito, pois você precisa muito mais de lucratividade do que faturamento.
Faturamento sem lucro são apenas números!
4.Negocie com fornecedores
Para salvar sua empresa das dívidas, você precisará utilizar todas as ferramentas que estão ao seu alcance, dentre elas, entrar em contato diretamente com fornecedores para negociar débitos.
Procure deixar claro para os fornecedores a atual situação da sua empresa e reafirmar o compromisso e o desejo de quitar todos os valores em aberto.
No entanto, explique que para isso você vai precisar de compreensão e maior flexibilidade, incluindo:
- Redução ou eliminação dos juros e multas;
- Extensão do prazo para pagamento;
- Parcelamento dos débitos.
Como não é de interesse dos fornecedores ficar sem receber, é muito provável que você consiga uma condição que seja mais favorável para a sua empresa.
5.Venda ativos para salvar sua empresa das dívidas
Por mais que possa ser doloroso, uma estratégia que pode ajudar a salvar sua empresa das dívidas é vender ativos do negócio.
Se a sua empresa funciona em sede própria, mas está prestes a fechar por se encontrar em uma situação financeira muito difícil, você pode avaliar se vale a pena, colocar o imóvel a venda.
Por mais que sair do imóvel próprio para o aluguel possa ser uma decisão difícil, essa pode ser uma saída para que você consiga fazer caixa e reerguer a sua empresa de uma vez por todas.
Quando a situação financeira da sua empresa estiver completamente recuperada, você poderá estudar a possibilidade de adquirir uma nova sede própria.
A depender da localização, do porte e da realidade financeira da sua empresa, a venda de ativos como uma sede própria pode levantar todo capital necessário para quitar as dívidas e ainda fazer caixa.
Por fim, vale destacar que além de imóveis, outros tipos de bens de valor, como máquinas se veículos também podem ser vendidos para fazer caixa.
6.Construa uma reserva de emergência
Após conseguir colocar as contas em ordem e salvar sua empresa das dívidas, procure adotar práticas de gestão para nunca mais ficar em uma situação tão delicada.
Controle seu financeiro de perto, evitando assumir mais custos e despesas do que a capacidade de pagamento da empresa.
Além disso, reserve parte do lucro mensal em uma reserva de emergência aplicada em um investimento de baixo risco e alta liquidez (resgate rápido).
Sendo assim, quando um imprevisto surgir, você poderá recorrer a recursos próprios, e não precisará atrasar o pagamento de fornecedores ou recorrer a linhas de crédito com juros altos.
Conheça a Manda pro Financeiro
Encontrando dificuldades em manter a gestão financeira da sua empresa em ordem? Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você pode contar conosco!
Somos um serviço de BPO financeiro que oferece soluções completas para empresas de diferentes portes. Conheça alguns dos nossos serviços:
- Gestão de contas a pagar;
- Gestão de contas a receber;
- Agendamento de pagamentos;
- Emissão de boletos e notas fiscais;
- Conciliação bancária;
- Controle de fluxo de caixa;
- Gestão de indicadores e emissão de relatórios.
Para saber mais sobre os nossos serviços e descobrir como podemos contribuir para o seu negócio, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.