10 dicas para a gestão financeira de um pequeno negócio

10 dicas para a gestão financeira de um pequeno negócio

Compartilhe nas redes!

Não tenha dúvidas, manter a gestão financeira de um pequeno negócio em ordem, é um dos segredos para que um dia essa empresa se transforme em uma grande organização.

No entanto, mesmo concordando com isso, muitos empresários encontram dificuldades para organizar as finanças das suas empresas da forma que deveriam ou gostariam.

Foi pensando nisso, que decidimos selecionar e apresentar ao longo deste conteúdo, 10 dicas práticas que podem ajudar você a mudar o panorama financeiro da sua empresa e obter melhores resultados.

Para saber mais e conferir o que o time de especialistas da Manda pro Financeiro preparou para você, continue conosco até o final do artigo.

1.Separe despesas pessoais e empresariais

Quando o objetivo é organizar a gestão financeira de um pequeno negócio, a primeira coisa que o empresário precisa fazer é separar o que é pessoal do empresarial.

Em outras palavras, você precisa ter uma conta bancária para você e outra exclusiva para a empresa. Além disso, não pague despesas pessoais na conta empresarial ou despesas da empresa na sua conta pessoal.

Para conseguir alcançar esse objetivo, defina um pró-labore para custear suas despesas pessoais e transfira mensalmente esse valor da conta da empresa para sua conta pessoal.

2.Utilize um sistema de gestão financeira

Outra dica muito importante para melhorar a gestão financeira de um pequeno negócio é a utilização de um sistema apropriado para essa finalidade, ou seja, que conte com recursos como:

  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Relatórios e indicadores.

Atualmente existem diversos softwares dessa natureza disponíveis no mercado, alguns deles, com custo bem acessível e ótimas ferramentas.

3.Controle as despesas e o contas a pagar

Com o auxílio de um bom sistema de gestão financeira empresarial, você conseguirá acompanhar e monitorar de perto a evolução de custos, despesas e das contas a pagar da sua empresa como um todo.

Mas, não se engane, não basta adquirir ou assinar um sistema, você precisa criar uma rotina para registrar todos os lançamentos, ou seja, cada centavo que sai da empresa ou despesa assumida para pagamento futuro.

4.Controle as contas a receber

Tão importante quanto controlar as contas a pagar é controlar as contas a receber, ou seja, manter registros atualizados de tudo o que a sua empresa tem a receber junto a clientes e outras fontes.

Sendo assim, você também precisa registrar tudo o que entra em recursos financeiros e tudo o que entrará futuramente no caixa da sua empresa.

Com as contas a pagar e a receber devidamente alimentados, você poderá acompanhar a evolução do fluxo de caixa e fazer provisões, mas isso é assunto para o próximo tópico.

5.Monitore a evolução do fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para manter a gestão financeira de um pequeno negócio em dia.

Monitore diariamente ou semanalmente a evolução do seu fluxo de caixa e faça projeções para verificar se a sua empresa terá caixa futuro para honrar com todos os compromissos assumidos sem atrasos.

Com a ajuda das provisões, antes de fazer um investimento ou assumir uma dívida, você conseguirá visualizar o impacto que isso terá no futuro do seu negócio.

6.Não pague mais impostos que o necessário

Quando se fala em dicas para a gestão financeira de um pequeno negócio, muito se fala em reduzir despesas, aumentar receitas, separar as finanças empresariais das pessoais, mas pouco se fala da redução de impostos.

Atualmente, estima-se que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam impostos em excesso, logo podemos presumir que dentro desse bolo, temos um grande número de pequenos negócios.

Diante disso, precisamos fazer um alerta: Uma das estratégias para melhorar os resultados financeiros do seu negócio, é encontrar um contador que lhe ajude a pagar menos impostos. Através do planejamento tributário, é possível fazer isso de forma legal.

7.Analise relatórios e indicadores

Quando o assunto são dicas para a gestão financeira de um pequeno negócio, não poderíamos deixar de comentar sobre a importância de analisar alguns relatórios e indicadores, dentre eles:

  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Fluxo de Caixa;
  • Margem de Lucro;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Endividamento;
  • Faturamento;
  • Lucratividade.

Ao acompanhar a evolução de relatórios e indicadores estratégicos, você conseguirá compreender a real saúde financeira do seu negócio, e com base nisso, tomar decisões no tempo certo e de forma mais assertiva.

8.Trace metas de desempenho

Outro item muito importante dentro das dicas para a gestão financeira de um pequeno negócio é a definição de metas de desempenho.

Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento, precisa ter metas definidas e buscar resultados.

São exemplos simples de metas relacionadas às finanças empresariais para quem deseja começar:

  • Reduzir as despesas em 20%;
  • Aumentar as receitas em 10%.

9.Precifique corretamente seus produtos e serviços

A gestão financeira de um pequeno negócio, envolve uma série de fatores, dentre eles, a correta precificação dos seus produtos e serviços.

Se você precificar com valores abaixo do ideal, sua empresa poderá ter prejuízos. Por outro lado, com preços altos, você pode afastar os clientes.

Busque conhecimento, analise seus concorrentes e estruture uma estratégia de precificação sólida e segura, para que isso não impacte negativamente nas finanças do seu negócio.

10.Contrate um BPO Financeiro

Por fim, se você vem encontrando dificuldades ou falta tempo para manter a gestão financeira da sua empresa em dia, conte com o time de especialistas da Manda pro Financeiro.

Somos um dos maiores serviços de BPO financeiro do país, e, por isso, aqui você encontra tudo o que precisa em termos de gestão financeira, incluindo:

  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores e emissão de relatórios.

Para saber mais sobre os nossos serviços e descobrir como podemos contribuir para o seu negócio, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento…
Cresta Posts Box by CP