Dentre as atividades que podem ser terceirizadas por uma empresa ou organização, está o controle financeiro. Mas, afinal, será que vale a pena optar pela terceirização, ou é melhor manter um departamento financeiro interno?
Neste conteúdo, a Manda pro Financeiro, vai esclarecer dúvidas, citar benefícios e ajudar você a escolher a melhor alternativa para os negócios da sua empresa.
Para conferir o que o nosso time preparou para você e tirar todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Índice
ToggleO que é controle financeiro empresarial?
Controle financeiro empresarial é o processo de monitoramento, análise e gestão das atividades financeiras de uma empresa, incluindo toda a estrutura de contas a pagar e a receber.
O controle financeiro empresarial envolve uma série de atividades, como:
- O monitoramento das transações financeiras;
- A gestão de contas a pagar e a receber;
- A elaboração de relatórios financeiros precisos;
- A análise de desempenho financeiro;
- O estabelecimento de orçamentos e metas financeiras;
- A gestão de fluxo de caixa;
- A emissão de boletos e o agendamento de pagamentos;
- A realização de conciliações bancárias;
- Dentre outras atividades importantes.
Por sua vez, dentre os principais objetivos do controle financeiro empresarial, podemos destacar:
- A maximização dos lucros da empresa;
- A Otimização do uso de recursos financeiros;
- O equilíbrio de fluxo de caixa;
- A Garantia de uma posição financeira saudável;
- A tomada de decisões financeiras assertivas.
Qual a diferença entre controle financeiro interno e controle financeiro terceirizado?
O controle financeiro interno é aquele que é realizado dentro da estrutura operacional da própria empresa, com colaboradores contratados especialmente para esse fim.
Por sua vez, o controle financeiro terceirizado, é aquele, onde uma empresa terceirizada é contratada para desenvolver as principais tarefas ligadas à gestão financeira empresarial, incluindo:
- Controle de contas a pagar;
- Controle de contas a receber;
- Emissão de boletos bancários;
- Controle de fluxo de caixa;
- Emissão de relatórios financeiros;
- Conciliação de movimentações bancárias;
- Agendamento de pagamentos;
- Dentre outras atividades.
Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento, pode escolher entre manter um departamento financeiro interno, assumindo todos os custos relacionados à manutenção desse tipo de operação internamente ou optar pela terceirização.
Controle financeiro interno ou terceirizado: comparativo
Ficar em dúvida na hora de escolher entre um controle financeiro interno e a terceirização financeira é algo muito comum. Por sua vez, foi pensando nisso, que o nosso time decidiu preparar o comparativo abaixo. Confira!
Gestão Financeira Interna | Gestão Financeira Terceirizada |
Requer contratação e treinamento de equipe própria. | Acesso a uma equipe de profissionais especializados da empresa parceira que presta os serviços de terceirização financeira. |
Custos fixos de salários, benefícios e infraestrutura operacional para funcionamento do departamento financeiro internamente. | Redução de custos fixos com salários e benefícios, bem como com custos operacionais e administrativos. |
Demandas adicionais podem sobrecarregar a equipe em momentos de pico de trabalho. | Escalabilidade e flexibilidade para atender às demandas para atender oscilações na demanda de tarefas. |
Necessidade de investimentos em tecnologia e softwares de gestão financeira. | As empresas de terceirização costumam contar com o que há de melhor no mercado em softwares e tecnologia para gestão financeira empresarial. |
Possibilidade de conflitos de interesse e fraudes internas. | Imparcialidade e profissionalismo na gestão financeira. |
Responsabilidade por gerar relatórios e indicadores precisos é da própria empresa. | Um time de especialistas em gestão financeira empresarial gera relatórios e indicadores financeiros. |
A empresa precisa dedicar tempo e recursos para uma atividade que não faz parte do seu core business. | Com a terceirização do controle financeiro, as empresas podem dedicar tempo e recursos para a atividade principal do negócio. |
Após o comparativo apresentado acima, acreditamos que você não tenha mais dúvidas, afinal, a terceirização do controle financeiro é de longe a melhor opção em termos de benefícios, redução de custos e eficiência operacional.
Quais as vantagens do controle financeiro terceirizado?
O controle financeiro terceirizado pode fornecer uma série de benefícios para as empresas, dentre os quais, podemos destacar:
1.Foco no Core Business
A gestão financeira é uma atividade meio para a maior parte das empresas, assim como a contabilidade, a gestão de recursos humanos e os serviços de segurança, conservação e limpeza.
Na prática, essas são atividades importantes para o funcionamento de toda e qualquer empresa, mas que possuem custos, e não geram retorno financeiro direto, como vendas, por exemplo.
Diante disso, e em busca da maximização da eficiência operacional, muitas empresas estão optando pela terceirização do maior número possível de atividades meio, incluindo a gestão financeira.
A terceirização permite que as organizações concentrem os seus recursos na atividade principal do negócio.
2.Redução de custos
Manter um controle financeiro interno envolve custos elevados com contratação de pessoal, treinamento e folha de pagamento, bem como, com a estrutura necessária para o perfeito funcionamento do departamento, como mesas, cadeiras, computadores, telefone, material de escritório e até mesmo, energia elétrica.
Sabendo disso, e colocando todos os custos na ponta do lápis, as empresas descobrem que terceirizar o controle financeiro é uma excelente opção em termos de economia.
3.Melhoria na tomada de decisões
Ao terceirizar o controle financeiro, as empresas contam com o apoio de especialistas que podem gerar relatórios e indicadores precisos que são a base para a tomada de decisões importantes de forma assertiva.
Muitos empresários, não possuem domínio e conhecimento sobre a saúde financeira dos seus negócios, bem como, não possuem acesso a um fluxo de caixa organizado e a alguns indicadores importantes.
Em meio a isso, a terceirização do controle financeiro, é uma solução que surge para corrigir essa deficiência, melhorar a gestão financeira das empresas e o resultado dos negócios de seus clientes.
Como terceirizar o controle financeiro
Agora que você já conhece os principais benefícios da terceirização financeira, é hora de delegar essa atividade para profissionais experientes e que podem mudar o panorama da gestão e dos resultados financeiros do seu negócio.
Terceirize a gestão financeira da sua empresa para a Manda pro Financeiro, e deixe que o nosso time de especialistas ofereça todo o suporte que você e a sua empresa precisam para manter as contas em dia e crescer de forma sustentável.
Para saber mais sobre os nossos serviços e soluções em gestão financeira empresarial, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!