Por que misturar contas pessoais e empresariais é um risco para o seu negócio?

Misturar contas pessoais e empresariais

Compartilhe nas redes!

Misturar contas pessoais e empresariais é uma prática comum para a maior parte dos proprietários de micro e pequenas empresas.

No entanto, essa prática pode ser muito prejudicial para a saúde financeira dos negócios, acarretando em desorganização das contas a pagar e a receber, descontrole do fluxo de caixa, falta de relatórios precisos, problemas contábeis e consequências que, dentre outras coisas, podem levar a falência da empresa.

Devido a importância do assunto, neste artigo, o Manda pro Financeiro vai explorar os motivos pelos quais misturar contas PF e PJ é um risco para o seu negócio.

Por que não misturar contas pessoais e empresariais?

Você não deve misturar contas pessoais e empresariais em nenhuma hipótese, e para justificar essa afirmação, separamos 5 itens. Confira!

1.Dificuldade na gestão financeira: Misturar contas pessoais e empresariais pode levar a uma verdadeira confusão na gestão financeira dos negócios. Na prática, isso pode dificultar o acompanhamento das receitas e despesas da sua empresa, tornando muito difícil uma avaliação sobre o desempenho dos negócios e tomadas de decisões assertivas.

2.Problemas fiscais: Ao misturar contas PF e PJ, você pode ter problemas fiscais. Por exemplo, a Receita Federal pode entender que você está usando recursos da empresa para fins pessoais e, com base nisso, pode questionar a legalidade dessas operações, o que pode resultar em multas e outras penalidades.

3.Dificuldade na obtenção de empréstimos: Misturar as contas pessoais e empresariais pode dificultar a obtenção de empréstimos. Os credores analisam o histórico financeiro da empresa antes de decidir conceder um empréstimo. Se as contas pessoais e empresariais estiverem misturadas, as instituições financeiras podem não conseguir avaliar corretamente a saúde financeira do negócio.

4.Problemas contábeis: Misturar contas pessoais e empresariais é uma prática que torna muito difícil a vida da contabilidade, o que pode levar a erros contábeis e a sérios problemas na prestação de contas para os sócios, investidores e órgãos governamentais.

5.Problemas na separação de bens: Quando as contas pessoais e empresariais estão misturadas, pode ser difícil separar os bens pessoais dos bens da empresa. Isso pode levar a problemas legais em caso de falência ou ações judiciais movidas contra a empresa.

Diante dos pontos em destaque, não tenha dúvidas, se há algo benéfico que você pode fazer para garantir o seu equilíbrio financeiro pessoal e o da sua empresa, é não misturar contas pessoais e empresariais.

Como manter as finanças pessoais e empresariais separadas

Manter as finanças pessoais e empresariais separadas pode parecer difícil, mas existem algumas práticas que podem ajudar a tornar isso mais fácil.

Aqui neste tópico vamos apresentar algumas dicas para que você pare de misturar contas pessoais e empresariais. Confira!

1.Crie contas bancárias separadas: Abra uma conta bancária exclusivamente para a sua empresa e outra conta para suas finanças pessoais. Além disso, é muito importante usar essas contas apenas para as transações relacionadas à empresa ou finanças pessoais, respectivamente.

2.Separe as despesas: Quando fizer uma compra, certifique-se de que ela seja paga pela conta bancária apropriada. Evite, efetuar o pagamento de contas pessoais com o cartão de crédito da empresa ou vice-versa.

3.Registre todas as transações: Mantenha um registro detalhado de todas as transações, seja a pagar ou a receber, pois isso o ajudará a ter um controle preciso sobre as finanças e a entender a saúde financeira da sua empresa.

4.Estabeleça um pró-labore: Para não misturar finanças pessoais e empresariais, você precisa definir um pró-labore, ou seja, uma espécie de salário mensal a ser transferido da empresa para sua conta pessoal. Essa prática ajudará a manter suas finanças pessoais em ordem, a ter mais previsibilidade e permitirá que você avalie a saúde financeira da sua empresa separadamente.

5.Contrate um BPO Financeiro: Você pode contar com o apoio de especialistas para manter as finanças da sua empresa e em ordem. Um BPO Financeiro vai ajudar a garantir que as transações estejam sendo registradas corretamente e além de fornecer orientações e relatórios valiosos para a gestão financeira dos negócios.

Aqui no Manda pro Financeiro, por exemplo, você encontra serviços e soluções completas em gestão financeira empresarial, incluindo:

  • Especialista em finanças à disposição;
  • Treinamento e implantação dos processos;
  • Gestão de contas a pagar;
  • Gestão de contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Relatório de fluxo de caixa;
  • Agendamento bancário;
  • Emissão de NFSe e boletos bancários.

Pró-labore e distribuição de lucros: soluções para não misturar finanças pessoais e empresariais

Para não misturar finanças pessoais e empresariais, você precisa definir um valor fixo mensal a ser retirado a título de pró-labore (salário) e além disso, receber distribuições de lucros em períodos pré-determinados.

Veja como funciona cada forma de remuneração:

Pró-labore

O pró-labore é um termo usado para descrever o salário pago a um empresário ou sócio de uma empresa, como forma de remuneração mensal pelos serviços prestados por ele, a mesma.

O valor do pró-labore não pode ser inferior ao salário mínimo, deve ser suficiente para cobrir as despesas pessoais do empresário e ao mesmo tempo, precisa ser compatível com a capacidade de pagamento da empresa.

Para não misturar finanças pessoais e empresariais, defina um pró-labore mensal e receba uma vez por mês, uma transferência da empresa com o valor pré-definido.

Distribuição de Lucros

A distribuição de lucros, nada mais é, que o processo de dividir o lucro líquido de uma empresa entre seus sócios. Este lucro é resultado da diferença entre as receitas e as despesas em determinado período.

Normalmente, a distribuição de lucros é paga anualmente, mas nada impede que o seu pagamento seja realizado em períodos menores, desde que isso seja previamente definido.

Além disso, vale destacar que diferentemente do pró-labore, que deve ser pago independentemente dos resultados da empresa, a distribuição de lucros só pode ocorrer quando o negócio efetivamente registra lucro em determinado período.

Conte com o Manda pro Financeiro

Para não misturar contas pessoais e empresariais, e com isso, manter a situação financeira da sua empresa em dia, você pode contar com o Manda pro Financeiro.

Terceirize a gestão financeira da sua empresa para quem entende do assunto, tenha mais tempo para outras áreas importantes do seu negócio e tenha a certeza de que as suas contas estarão sempre em dia.

Para saber mais sobre os nossos serviços e soluções, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Um bom sistema de gestão financeira é uma ferramenta fundamental…
Cresta Posts Box by CP