Quais são os erros comuns em gestão financeira e como evitá-los?

Quais são os erros mais comuns em gestão financeira e como evitá-los?

Compartilhe nas redes!

Erros na gestão financeira de uma empresa podem custar muito caro, levando a um desequilíbrio completo dos negócios e em alguns casos, até mesmo à falência.

Sabendo disso e da importância do assunto, a Manda pro Financeiro, sua opção número 1 em serviço de BPO Financeiro, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.

Vamos destacar os principais erros em gestão financeira empresarial e ajudar você a evitá-los.

Conheça os erros comuns em gestão financeira

A gestão financeira é uma das áreas mais importantes de todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou setor de atuação. Contudo, muitos empreendedores e gestores cometem erros que podem comprometer a saúde financeira das suas empresas.

Identificar e corrigir esses deslizes é um passo fundamental para garantir a longevidade e prosperidade dos negócios. Logo abaixo, vamos apresentar alguns dos erros comuns em gestão financeira e dicas para evitá-los.

1.Falta de planejamento financeiro

Não possuir um planejamento financeiro estruturado pode levar a gastos desnecessários, falta de recursos em momentos importantes e perda de oportunidades valiosas.

Para não cometer esse tipo de erro, você precisa montar um planejamento financeiro sólido, que considere itens como:

  • Definição de objetivos financeiros;
  • Análise da situação financeira atual;
  • Estabelecimento de um orçamento empresarial;
  • Previsão de receitas;
  • Estimativa de despesas;
  • Planejamento de investimentos;
  • Gestão do capital de giro;
  • Definição de indicadores financeiros;
  • Projeção do fluxo de caixa;
  • Criação de um fundo de reserva;
  • Análise de riscos e cenários;
  • Determinação de estratégias para redução de custos.

Sua empresa ainda não conta com um planejamento financeiro? Conte com o time de especialistas da Manda pro Financeiro para mudar essa realidade.

2.Não separar despesas pessoais das empresariais

Misturar as finanças da empresa com as pessoais pode complicar o entendimento real do desempenho do negócio e levar inclusive, a problemas fiscais.

Por falta de orientação, muitos empresários e empreendedores movimentam valores da empresa e pessoais na mesma conta bancária, ou então, misturam as contas, pagando despesas pessoais na conta bancária da empresa ou o inverso.

Sem dúvida alguma, esse é um dos erros comuns em gestão financeira, mas para o bem do seu negócio, você precisa evitá-lo a todo custo.

Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Contas bancárias: Tenha uma conta bancária do tipo pessoa física para seu uso pessoal e uma conta empresarial exclusiva para uso da empresa.

 

  • Não misture as contas: Na conta da empresa, não pague ou receba valores pessoais, sem qualquer tipo de relação com o negócio.

 

  • Tenha um pró-labore definido: Para não precisar pagar despesas pessoais com recursos da conta bancária da empresa, tenha um pró-labore, ou seja, uma retirada mensal pré-definida.

 

  • Transfira o pró-labore para sua conta pessoal: Após definir o pró-labore, lembre-se de que ele precisa ser transferido mensalmente da conta da empresa para sua conta pessoal.

3.Negligenciar a conciliação bancária

Ignorar a prática da conciliação bancária pode resultar em erros financeiros, fraudes e incompatibilidades contábeis, mas infelizmente, esse é um dos erros comuns em gestão financeira empresarial.

Realize a conciliação bancária regularmente, comparando os registros da empresa com os extratos bancários e identificando discrepâncias.

Confira os benefícios da conciliação bancária para o seu negócio:

  • Precisão nas informações financeiras;
  • Detecção rápida de erros;
  • Identificação de fraudes e desvios;
  • Otimização do fluxo de caixa;
  • Redução de riscos financeiros;
  • Aprimoramento do controle interno;
  • Visão atualizada da situação financeira;
  • Evita pagamentos indevidos;
  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Ganho de eficiência operacional;
  • Conformidade com normas e legislações.

4.Não contar com uma reserva de emergência

Quando o assunto são os erros comuns em gestão financeira empresarial, não ter uma reserva de emergência é um deles.

Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento precisa ter uma reserva de emergência para momentos de imprevistos, como despesas inesperadas ou oscilações no volume de receitas.

Sem uma reserva desse tipo, na primeira necessidade não prevista, a empresa precisará recorrer a empréstimos bancários com juros elevados, que podem colocar o funcionamento dos negócios em risco.

Para montar uma reserva de emergência, aplique um percentual do lucro mensal do negócio em uma aplicação financeira segura e de resgate rápido, como títulos CDB com liquidez diária.

5.Ignorar indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para avaliar a saúde financeira e operacional de uma empresa.

Esses indicadores proporcionam uma visão quantitativa de diversos aspectos do negócio e são cruciais para a tomada de decisões informadas. Ignorar esses indicadores pode levar a uma gestão empresarial imprecisa e até mesmo arriscada.

Sem acompanhar índices como a margem líquida ou o retorno sobre o capital investido, é difícil avaliar se a empresa está realmente sendo lucrativa e em que medida.

Para saber mais, acesse um artigo completo sobre o assunto e confira a relevância de indicadores financeiros como liquidez, endividamento e rentabilidade.

Organize a gestão financeira da sua empresa com a Manda pro Financeiro

Já se sentiu sobrecarregado com a pilha crescente de responsabilidades financeiras da sua empresa? Atrasos em pagamentos, conciliações bancárias que nunca parecem terminar e planilhas infinitas podem desviar seu foco do que realmente importa – crescer o seu negócio.

Agora, imagine se você pudesse direcionar toda essa carga de trabalho com um simples comando: “Manda pro Financeiro!”

Nós temos a solução de BPO financeiro que sua empresa precisa. Nossos especialistas estão prontos para assumir suas operações financeiras, garantindo precisão, eficiência e segurança em cada passo.

Por que escolher a Manda pro Financeiro?

Especialização e expertise: Nossa equipe é composta por profissionais altamente treinados que vivem e respiram finanças, garantindo que suas operações sejam gerenciadas com o máximo de competência.

Foco no crescimento: Com sua gestão financeira em boas mãos, você pode dedicar mais tempo ao que realmente importa – estratégia, desenvolvimento de produtos e satisfação do cliente.

Uso de tecnologia avançada: Integramos as melhores ferramentas tecnológicas para garantir um serviço rápido, eficaz e adaptado às necessidades específicas da sua empresa.

Redução de custos: Elimine gastos com contratações, treinamentos e infraestrutura financeira. Nossa solução BPO é econômica e adaptada às suas necessidades.

A gestão financeira não precisa ser um obstáculo no seu caminho para o sucesso. Com a Manda pro Financeiro, você terá a tranquilidade de saber que cada detalhe financeiro está sendo gerenciado por especialistas.

Para saber mais sobre os nossos serviços e evitar os erros comuns em gestão financeira empresarial, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.

Classifique nosso post

Falar com um especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
A conciliação bancária é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa,…
Cresta Posts Box by CP